Mesmo após 6 anos na faculdade e de muito conhecimento adquirido é na rotina diária de atendimentos que os desafios aparecem e o aprendizado é consolidado.
Ouvir e entender as queixas dos pacientes, ter autoconfiança nos atendimentos e controlar a ansiedade, são alguns dos desafios encontrados no dia a dia do médico recém formado.
Para te ajudar a ter sucesso no início da sua carreira listamos essas 5 dicas essenciais!
Tenha foco: sabemos que a ansiedade para iniciar uma residência, uma pós graduação ou abrir uma empresa pode ser alta. Mas mantenha seu foco. Faça um planejamento e foque seu tempo em atividades do exercício da sua profissão.
Esteja próximo de profissionais mais experientes: a experiência é algo construído ao longo do tempo e aprender com aqueles que já vivenciaram, aprenderam e superaram diversos desafios é muito enriquecedor. Seja humilde e queira aprender com os seus colegas.
Comunique-se de forma clara e empática com seus pacientes: seguindo os princípios de Hipócrates, a observação e registro dos sintomas é primordial para a orientação terapêutica do paciente. Ser empático e acolher a dor do outro gera confiança ao paciente. Certifique-se de que seu paciente entendeu suas orientações… isso ajudará no resultado eficaz do tratamento.
Mantenha hábitos saudáveis: uma rotina de exercícios físicos, boa alimentação e qualidade no sono, influenciam na produção hormonal que ajudam no controle da ansiedade e do bem-estar. Estando em dia com os hábitos saudáveis seu desempenho enquanto profissional será melhor.
Esteja sempre atualizado: graças às pesquisas, a medicina tem tido avanços cada vez mais rápidos: novas técnicas, novos medicamentos, novas orientações clínicas. Esteja sempre atento às novas publicações, alertando-se para consultas em fontes seguras e de cunho científico.
Se gostar, compartilha com seus colegas!
Deixe um comentário